Tempo de leitura: 2 minutos
“Em todos os momentos do desenvolvimento a atividade do design é muito mais produtiva se tivermos várias opções para serem analisadas rapidamente. Assim, aceleramos e incrementamos a inovação, ao mesmo tempo que diminuímos o risco de falhas nas etapas criativas do processo de inovação”. – Julio Bertola, Diretor de Design da Electrolux América Latina.
Uma impressora 3D serve para prototipar de forma rápida uma ideia, logo ela funciona para o processo de desenvolvimento de novos produtos, permitindo a simulação e interação.
Não à toa, o setor automotivo é um dos que mais investem na tecnologia, diz Luiz Fernando Dompieri, diretor-geral da fabricante de protótipos 3D Robtec.
Como surgiu?
A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi invetada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D. Hull já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.
fonte: tecmundo
A Camaleão Design trabalha com esse tipo de tecnologia realizando impressões em ABS e PLA, dois tipos de termoplásticos. No ano passado a empresa recebeu o desafio do Designer João Paulo Caetano Moreira[link do behance] para prototipar seu conceito em escala 1:4.
O primeiro desafio do projeto era adequar a modelagem tridimensional ao tamanho da bandeija do aparelho, logo depois preparar esse modelo afim de não perder a qualidade, refinando junto ao Designer os detalhes que não poderiam passar despercebidos nem serem anulados
Com a experiência e background provenientes de Rafael Dias [link do behance] o acabamento ficou impecável. E você pode conferir logo abaixo.






fotos de Rubens Weil
E como funciona a impressão?
Em poucas horas conseguimos tirar uma ideia do papel e prototipar um modelo físico através de um filamento que é aquecido por um bico de extrusão depositando em camadas o que virá a ser um objeto.
Como faço para imprimir?
Basta você desenvolver um modelo tridimensional [aqui você poderá fazer o curso, sem custos] e exportar no formato “STL” para a impressora.
De maneira geral o processo parece simples, mas não é fácil. No próximo post iremos relatar sobre os tipos de impressão: FDM, SLS, SLM e EBM junto com curiosidades do mercado. Fique sabendo sobre todos os posts do Blog, basta realizar a inscrição na nossa lista logo abaixo.