Dicas: Talento Volkswagen.

Tempo de leitura: 3 minutos

O concurso Talento Volkswagen Design é uma competição que enche os olhos dos estudantes, pois os premiados são selecionados para um ano de estágio dentro do estúdio Brasileiro da marca, se tornando uma das principais portas de entrada para aqueles que almejam iniciar no Design Automotivo.

Realizado todos os anos, com diferentes temas, o concurso atrai olhares e é uma ótima maneira do futuro designer começar, desde cedo, a por em prática o desenvolvimento de um projeto.

Neste texto, vamos utilizar da experiência pessoal do Shape Designer Fernando Pastre para transmitir algumas dicas a quem deseja participar dessa competição e ainda tirar dúvidas de como começar ou o que fazer.

1- Tenha em mente que toda experiência é válida. O regulamento, apresenta algumas restrições quanto a quem se destina o concurso, porém, isso não deve limitar a participação. Quanto antes você começar a participar, melhor para você ir entendendo a dinâmica do processo, bem como treinando habilidades, metodologias, senso crítico, etc. O mesmo para quem não alcançar o prêmio ou ser finalista, toda a experiência adquirida ao longo do processo todo é excelente para a formação profissional e pode, muito bem, ser utilizadas em concursos e oportunidades profissionais futuras. Além de que o concurso contribui para você ir deixando seu portfólio cada vez melhor.

2- Se você está decidido a participar, deve estudar os concursos passados. Ver os projetos vencedores e finalistas dos outros anos ajuda muito a entender o que a equipe do concurso espera em termos de nível de projeto, desenvolvimento e idéias. Dessa maneira você começa a entender também o que apresentar e como apresentar em cada fase do concurso.

3- Pense Volkswagen. Estude a marca, as mudanças, seus carros, designs, etc. Estude como a marca vem se posicionando ao longo dos anos, sua essência, herança, seu DNA e o que ela planeja para o futuro. Você pode fazer o projeto mais incrível do mundo, porém se seu veículo não tiver nada a ver com a marca, sinto muito, você estará fora.

4- Inovação. Essa é uma parte bem difícil, porém necessária quando falamos em design. Pense fora da caixa, pesquise novas tecnologias, visões de futuro, etc. Procure referências de profissionais. Não se limite só ao design automotivo, buscar referências e inspirações em outros lugares, como a natureza por exemplo, podem trazer idéias frescas e inovadoras.

banner sketch na pratica

5- Coerência no projeto. Cada concurso tem um tema que direciona os projetos, e isso é extremamente importante, pois se você apresentar algo fora do tema, também estará fora. Estude bem o tema do ano e se atente para que ao final ele se encaixe no que foi solicitado. A coerência também é importante ao longo do processo, pois conforme o projeto vai avançando as fases, você recebe feedbacks dos designers da empresa guiando você para possíveis alterações, e novamente se atente para que você não se perca no conceito. Isso também vai mostrar uma maturidade no desenvolvimento, mostrar como você sabe evoluir sua idéia e melhorá-la.

6- Qualidade. Um projeto com boas imagens no moodboard, bons sketches, bons renders enchem os olhos de qualquer um e é a primeira ferramenta para chamar a atenção dos avaliadores, que então, posteriormente irão verificar se o projeto se encaixa no tema e é um Volkswagen. Seu projeto é o seu cartão de visita, você será representado por ele e por isso, também, deve ser auto explicativo, pois você não estará lá para explicá-lo na primeira vez.

Trabalhe seu senso crítico para avaliar o que você deve ou não colocar nas pranchas. A concorrência é forte, os participantes estão cada vez mais preparados e o nível dos projetos cada vez mais alto, por isso não vacile.

Você deseja melhorar suas habilidades no Sketch? Conheça o nosso treinamento Sketch na Prática