Impressão 3D: será que funciona para design de produto?

Tempo de leitura: 2 minutos

“Em todos os momentos do desenvolvimento a atividade do design é muito mais produtiva se tivermos várias opções para serem analisadas rapidamente. Assim, aceleramos e incrementamos a inovação, ao mesmo tempo que diminuímos o risco de falhas nas etapas criativas do processo de inovação”.  – Julio Bertola, Diretor de Design da Electrolux América Latina.

Uma impressora 3D serve para prototipar de forma rápida uma ideia, logo ela funciona para o processo de desenvolvimento de novos produtos, permitindo a simulação e interação.

Não à toa, o setor automotivo é um dos que mais investem na tecnologia, diz Luiz Fernando Dompieri, diretor-geral da fabricante de protótipos 3D Robtec.

Como surgiu?

A primeira impressora 3D funcionando a pleno vapor foi invetada por Chuck Hull, um norte-americano do estado da Califórnia, em 1984, utilizando a estereolitografia, tecnologia precursora da impressão 3D. Hull já havia desenvolvido um ano antes a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais, sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.

fonte: tecmundo

A Camaleão Design trabalha com esse tipo de tecnologia realizando impressões em ABS e PLA, dois tipos de termoplásticos. No ano passado a empresa recebeu o desafio do Designer João Paulo Caetano Moreira[link do behance] para prototipar seu conceito em escala 1:4.

O primeiro desafio do projeto era adequar a modelagem tridimensional ao tamanho da bandeija do aparelho, logo depois preparar esse modelo afim de não perder a qualidade, refinando junto ao Designer os detalhes que não poderiam passar despercebidos nem serem anulados

Com a experiência e background provenientes de Rafael Dias [link do behance] o acabamento ficou impecável. E você pode conferir logo abaixo.

Impressão 3D – Protótipo de TCC
Impressão 3D
Impressão 3D

Impressão 3D

Redesign da Honda CB400

Zoom
Impressão 3D
Impressão 3D

Impressão 3D

Redesign da Honda CB400

Zoom
Impressão 3D
Impressão 3D

Impressão 3D

Redesign da Honda CB400

Zoom

fotos de Rubens Weil

E como funciona a impressão?

Em poucas horas conseguimos tirar uma ideia do papel e prototipar um modelo físico através de um filamento que é aquecido por um bico de extrusão depositando em camadas o que virá a ser um objeto.

Como faço para imprimir?

Basta você desenvolver um modelo tridimensional [aqui você poderá fazer o curso, sem custos] e exportar no formato “STL” para a impressora.

De maneira geral o processo parece simples, mas não é fácil. No próximo post iremos relatar sobre os tipos de impressão: FDM, SLS, SLM e EBM junto com curiosidades do mercado. Fique sabendo sobre todos os posts do Blog, basta realizar a inscrição na nossa lista logo abaixo.