[Design de produto] Spectra – Skate com aprendizado de máquina

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

frenagem

Sim a tecnologia chegou para revolucionar o modo como vivemos e isso muda hábitos do dia-a-dia. A mudança é constante e muitas vezes inesperada, fazendo com que alguns produtos e serviços sejam outros da noite para o dia, isso também é Design de Produto.
Uma tendência que prova isso é a ‘internet das coisas’.

O skate Spectra é um produto financiado através do crowdfunding Indiegogo. Sendo um modelo portátil, elétrico e inteligente. Uma grande diferença comparado a outros modelos além do tamanho é sua capacidade de transporte sem utilizar nenhum controle de mão. Segundo a empresa o skate irá ‘aprender com o usuário’. O exemplo citado é ao perceber perda de equilíbrio o skate tentará traze-lo ‘de volta aos trilhos’. Utilizando aprendizagem de máquina o algoritmo se ajusta ao modo de andar do usuário.

Através de inclinações a placa é ativada com o peso do usuário e a frenagem ocorre no momento em que o mesmo salta do dispositivo. O produto conta com uma bateria Tesla (a mesma utilizada nos automóveis), luzes de LED para iluminar o trajeto, feito em fibra de carbono para ser leve, sendo um dos menores modelos da categoria com apenas 19,4 polegadas (aproximadamente 48 cm).

exemplo de uso

 

É uma solução de transporte para pequenos trajetos. Consegue atingir uma velocidade aproximadamente 25 km/h podendo realizar um percurso de 19 km. Sua bateria é carregada em menos de 90 min. O produto vem com um aplicativo que pode interagir com outros usuários e ter acesso as informações da bateria.

O Spectra e a bolsa que o acompanha ganharam o prêmio de Internacional de Design Red Dot 2017.

skate eletrico

Video do produto na plataforma Indiegogo

Cadastre-se para receber novos posts do blog.

assinar newsletter