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Já havíamos falado sobre alinhamento de superfícies no post COMO MODELAR UMA RODA NO ALIAS.
Se você deseja aprender a modelar objetos seja para visualização, render, impressão ou a trabalho não perca esse post.
A imagem acima ilustra o conceito. No primeiro exemplo temos o encontro de duas superfícies com posição (G0) ou seja, um exemplo claro de teórico. Mostrando superfícies conectadas sem nenhuma transição entre elas.
No segundo modelo encontra-se uma pequena transição sobre as superfícies, modificando a luz que estava mais concentrada. Existe uma terceira superfície conectando e espalhando a luz do elemento, tendo um gráfico de tangência (G1).
Caso haja um teórico, a conexão entre elas utilizando uma terceira superfície pode ser circular (através de um raio contínuo) ou cordal (com raio variável).
No gráfico de curvatura (G2) podemos identificar que a luz da superfície atravessa (sem modificação) para outra superfície, demonstrando conexão contínua e invariável.
Por conseguinte quanto maior for a conexão dos cv’s maior será a luz espalhada de ambos os lados. A imagem abaixo demonstra a influência de um ponto com o outro.
A medida que aumenta o gráfico de ligação das superfícies, ocorre na mesma proporção o aumento da influência dos cv’s conectados. Veja na imagem abaixo
Gráficos conectam uma linha na outra através de alinhamento. Lembrando que a partir de uma linha pode surgir uma superfície e a qualidade da mesma irá ser proveniente da qualidade da linha.
Caso queira saber mais sobre o assunto acesse o link direto da autodesk knowledge sobre G0,G1,G2 e G3 e um post sobre continuidade em linhas